segunda-feira, 18 de julho de 2022

"A Pedagogia de Jesus Cristo".

 "A Pedagogia de Jesus Cristo".

Como pedagogo e cristão atento ao texto bíblico, sem dúvida alguma posso afirmar que a pedagogia de Jesus é inigualável na sua verdade, bondade e sabedoria.

O Deus que se revelou na natureza, e ensinou por meio da sua aliança, agora estava se mostrando especialmente no filho. Revelando sua ira infinita e sua misericórdia infinita por meio do mestre Jesus.

O ensino de Jesus usava ilustrações como os lírios do campo, para trazer lições espirituais abençoadoras. Um Deus que vê e ensina um olhar para os detalhes belos da vida.

Como primeira característica da pedagogia de Jesus Cristo vemos a aproximação que ele tem com a massa de pessoas que buscavam ouvir sua teologia ou algumas vezes apenas se aproveitar dos Milagres que aconteciam. Esta abordagem mais próxima era diferente da abordagem dos fariseus que se preocupavam apenas com a observância minuciosa de cada detalhe da Lei e com isso se afastaram do Povo de uma forma até mesmo hipócrita e arrogante.

Podemos ver algumas vezes, Jesus Cristo chamando atenção de seus ouvintes para as escrituras, por dois motivos, o primeiro motivo é que seus ouvintes já tinham alguns conhecimentos teológicos, e o Senhor Jesus Cristo veio esclarecer e dar a real interpretação destes conceitos, e o segundo motivo é que Jesus Cristo apontava para as escrituras como nossa única regra de fé e prática, ele mesmo disse após a sua Ressurreição, no caminho de Damasco, que as escrituras do velho testamento apontavam para ele e falavam acerca dele, portanto, Jesus Cristo nos ensinou que a fé deve ser baseada nas escrituras, naquilo que foi revelado, inspirado e preservado por Deus como nossa única regra de fé e prática.

Uma coisa muito importante que pode ser observada no ensino de Jesus Cristo é que ele aponta para a necessidade de cada ser humano nascer de novo, e ser salvo pela graça. Justamente o maior problema do homem é central no ensino de Jesus, e não é um meteoro que venha destruir o planeta ou uma bomba atômica, ou um líder extremista, mas é o próprio Deus irado, pois o evangelho diz que aquele que não crê em Cristo, a ira de Deus permanece sobre ele. A pedagogia de Jesus Cristo então é muito simples e visa o objetivo de causar no homem a consciência de que ele precisa se arrepender, precisa de transformação, pois do contrário, sem Cristo, ele não terá o perdão para os seus pecados e diante de Deus permanecerá como um criminoso, o objetivo da vinda de Cristo para terra está em cada um dos seus ensinos.

Outra característica do ensino de Cristo é a sua abrangência. O seu ensino inclui povos de toda raça, tribo ou nação, sua doutrina quebra paradigmas e avança implacavelmente no mundo por entre qualquer Cultura. Seu ensino é inclusivo, no sentido de abrangência e adaptação, seu estudo é maravilhoso e se torna mais brilhante quando vemos que Jesus sendo Deus, não se apresentou de forma arrogante, e sim de forma humilde, chegando perto do seu público, interagindo com graça, humildade e firmeza e deixando eles à vontade para perguntar e tirarem suas dúvidas enquanto o senhor ensinava explicando.

Jesus é o professor por excelência. Invencível em qualquer debate. Ensinando a verdade de Deus para todo aquele que fosse ouvir. Como professores, devemos buscar nos inspirar em bons mestres, mas principalmente em Cristo que é o Mestre dos Mestres por excelência, e lembrarmos que quando fazemos aquilo que amamos, nos destacamos por “fazer bem feito”, mas quando não fazemos com amor nem da forma correta, não vamos nos destacar, sabendo que o objetivo não é se destacar, mas fazer com amor, humildade, graça, e com perdão de forma prática, e isso o Mestre dos Mestres nos ensina em cada linha do evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário