sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Relato sobre o uso de barba ser condenado em determinadas denominações...




 Texto base:
ROMANOS 14: 1-18

Relato sobre o uso de barba ser condenado em determinada denominação...

"Irmão de que seita você é agora com essa barba grande?"

Constrangeu o irmão e ele todo sem jeito disse: Não, pode deixar que vou tirar, a noite ele tava sem barba no culto.

Se fosse comigo eu responderia: Da seita do Nazareno, porque ele usava barba (Is. 50:6, Hb. 2:17; 10:25).. A maioria dos grandes homens de Deus tinham barba. Não é a barba ou a falta dela que vai mostrar a minha fé.

Os Grandes Reformadores – Na história da Igreja Cristã atual os reformadores foram homens que temos uma dificuldade de encontrar em nossos dias. Homens que tinham hora par começar a orar, mas não tinham hora para terminar de orar. O que “menos” orava por dia, não começava o dia sem pelo menos duas horas de oração diária.

Durante muitos anos Deus se utilizou desses homens para fazer a reforma protestante. Mas tinham algo em comum: usavam barba.

A 3ª edição do Livro Heróis da Fé, publicado pela CPAD, mostra algumas fotos e desenhos do rosto de alguns desses homens como:
Carlos Finney (1792 – 1875); Jorge Muller (1805 – 1898); João Paton (1824 – 1907); Hudson Taylor (1832 – 1905); Carlos Spurgeon (1834 – 1892); Dwight Lymam Moody (1837 – 1899); Jonatas Goforth (1859 – 1936).

Se usar barba fosse pecado, Deus num período aproximado de 150 anos usaria os grandes reformadores citados acima? Lógico que não!

A salvação agora é por usos e costumes? É realmente cristã a prática de constranger um irmão pra que ele tenha determinado padrão visual?

Eu entendo que a exigência de não usar barba, cai mais sobre o ministério da igreja, pra que estejam bem apresentados e padronizados. 

O grande problema é quando a tradição deixa de ser algo para o bem e passa a ser vista como regra santa e bíblica e todo mundo olha torto pra quem não está padronizado. Isso é cuspir na graça.

O uso da barba é contrária a vontade de Deus?

Outra vez do púlpito um presbítero gritava: “Quem usa barba é bode e não ovelha”, de púlpito pastores chamam atenção de irmão por que usam cavanhaque.

Gênesis 41:14: "Então Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair apressadamente da masmorra. Ele se barbeou, mudou de roupa e apresentou-se a Faraó."

Se José se barbeou é porque ele usava barba. Mas porque ele se barbeou? Porque usar barba no egito significava estar muito triste. E como ele foi chamado a presença de faraó ele devia estar alegre, ou seja, sem barba para indicar felicidade.

O uso da barba não é uma exigência divina para os homens dentre Seu povo, muitos de seus servos fiéis usavam, mas os que não usam também são servos igualmente.

Há mas isso é no velho testamento...

ROMANOS 14: 1-18

Davi – Rei de Israel era um homem segundo o coração de Deus, e usava barba. (I Sm. 21:13).
Esdras – Sacerdote, escriba e escritor do Livro Canônico de Esdras usavam barba. (Ed. 9:3).
Ezequiel – Profeta teve a sua barba usada por Deus como sinal. (Ez. 5:1-4).
Arão – Profeta e irmão de Moisés usavam barba. (Sl. 133:2).

Jesus Cristo e seus discípulos nada comentaram a este respeito.
Não há razão bíblica para mandar alguém tirar a barba ou deixá-la crescer. O barbear-se não é Doutrina Bíblica. O uso da barba pelo cristão, depende inteiramente da sua vontde,não contradiz de maneira nenhuma os princícipios bíblicos. O barbear é tão somente costume humano e doutrina de homens, costume humano ou doutrinas de homens (também chamada por Cristo de tradição Mt. 15:1-9)

Proibir segundo a tradição é anular o evangelho da graça.

Usar barba, cavanhaque ou bigode não é nenhuma transgressão a lei do Senhor, da mesma forma eu optar por não usar, não transgride nenhuma lei.

Por isso que eu digo pra eles: “Tá certo, você tá certo, errada tá a bíblia né? ;)


Jo7:24 Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.

Eu sei que você pode enxergar além das aparências!
 
Ricardo Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário