segunda-feira, 23 de julho de 2012

Gritaria na igreja. Exposição bíblica sobre gritaria na igreja (Parte1)


     Desculpem-me, mas vou falar algo que desagrada muitos. Hoje muita gente opina sobre assuntos relacionados à Psicopatologia, filosofia e ciências. Quais são suas credenciais, Qual é a sua credibilidade para tratar desses assuntos? Você é ao menos formado? Quais são suas referencias? Quais critérios foram usados em sua pesquisa? Você fez uma pesquisa?

     Basicamente a grande parte das pessoas que usam um discurso científico quer apenas passar a impressão que está firmada em algo verdadeiro, sem realmente saber do que se trata, com um diploma de jornalista, se sentem a vontade para opinar sobre ciência, sem realmente ter estudado de forma erudita sobre o assunto, fingem tão bem sua intelectualidade que acabam convencendo a muitos.

     O grande problema, na verdade, não está tanto na tagarelice dos palpiteiros de ocasião, mas no silêncio obsequioso com o qual são tratados por quem realmente entende do assunto. Sentem-se a vontade para espalhar suas ideias e não querem receber criticas. Para isso usam da técnica de manipulação de massa e meias verdades. Isso é constante em muitos púlpitos. Desculpem-me, mas é a real, e isso está em todo lugar, não só na igreja reformada, no catolicismo romano igualmente. Não se enganem, falsos mestres são atrevidos e orgulhosos. 

     Não vá pensar que eles são tímidos e fracos, devem ser refutados, passar a peneira mesmo em seus ensinos.
A própria Biblia diz: analizai tudo e retende o bem. (1 Tessalonicenses 5:21)

     Entenda, são alguns que fazem isso, não todos.

     Não querem que sejam provados, mediante as escrituras, se seus ensinos são reais ou não enquanto nos púlpitos eles estrondam em gritaria esbravecida: CALEM-SE, VOCÊS SÓ SABEM CRITICAR! Enquanto isso usam técnica de manipulação de massa, meias verdades e euforia. Triste.
Manipulam pessoas a euforia por que muitas não sabem discernir os estímulos provenientes do mundo exterior dos estímulos internos, confundem o agir do santo Espírito com toda aquela baderna e chamam depois de unção.

     Através das Escrituras sagradas Deus nos deu parâmetros para discernir a graça de Deus da gritaria. Eles não querem ler isso, se você for um deles estará com raiva agora. Vai me chamar de cru espiritual, fique a vontade.
     Depois da gritaria, eles falam, nossa, desceu o fogo do Espírito Santo! Meia hora depois estão pecando com toda sorte de palavras imundas ou algo pior. Que Espírito Santo é esse que não causa mudança de vida? Arrependimento? Santidade? Renuncia? Chame do que quiser, mas não é o Espírito Santo de Deus.
É comum reunirem-se em gritarias e bagunça pensando estar louvando o Altíssimo fazem igual faziam os seguidores de Baal que clamavam em alta voz pedindo fogo do céu quando contendiam com o profeta Elias, no Monte Carmelo, (1 Reis cap.18 verso.20 ) porém o Povo Escolhido, faz igual Elias fez e foi atendido, em ordem ora e pede e certamente receberá, assim como Elias recebeu.

     Paulo afirma a necessidade de ordem nos cultos, quando diz:- E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Porque Deus não é de confusão, e, sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos. (I Coríntios cap.14,versos. 32-33)

     Claro que você pode glorificar em alta voz, mas com ordem, você não tem domínio próprio? Tem que gritar? Domínio próprio  e mansidão são frutos do Espírito! Amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Que, se você olhar em Gálatas 5.22,23, é o Fruto do Espírito.

  Em Habacuque 2:20 está escrito:
 “Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra; cale-se diante dele toda a terra.”
Estar em silêncio no templo também é uma expressão correta de reverência. 

I Coríntios 12:1  “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.”

I Coríntios 12:27 “Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.”

I Coríntios 14:23  “Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?”

Eu mesmo que sou convertido a um bom tempo, ainda acho que tens uns loucos ali no meio [...], imagine os descrentes vendo.

I Coríntios 14:27 Faça-se tudo para edificação.

Segundo Freud, o modo de satisfação alucinatório é encontrado nos seres humanos, bem nos primórdios de seu desenvolvimento. Bebês que choram de fome e são acalmados por uma chupeta, ainda que não estejam sendo nutridos, experimentam também um modo de satisfação alucinatório. Com o passar do tempo, na medida em que acumulam frustrações e percebem que esse tipo de mecanismo não é capaz de aplacar a fome, as crianças o abandonam em favor de um “sentido de realidade”. É o que acontece em seitas, as pessoas são levadas a uma espiritualidade falsa, apenas religiosa, procuram satisfazer a necessidade do homem de ser salvo por Deus, pelo verdadeiro Deus.  Isso é o que se dá com a saída dos católicos romanos para o protestantismo, passam a discernir o real do falso e saem do catolicismo romano e de outras seitas.

É o Espírito Santo de Deus quem convence.

“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.”  (João 16:8-14)

No mais amados, peço que leiam os capítulos 12, 13 e 14 de 1ª Coríntios.
Com temor e tremor, Ricardo Bruno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário