segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Músicos = Levitas?

03/10/2011

"O sacerdote levítico recebeu o maior privilégio possível que um membro do povo de Israel poderia receber. De todas as tribos de Israel, os Levitas foram aqueles que ganharam o maior privilégio! Issacar e os outros ganharam boa saúde, Judá ganhou força e poderio para as batalhas, mas os descendentes de Levi ficaram com o maior de todos os presentes: a presença do próprio Deus.
Ah, como nós deveríamos ser como eles! Porém, preferimos a saúde de Issacar e os músculos de Judá; queremos aqui na terra a prosperidade que teremos nos céus; queremos mais fazer missões e ter ministérios do que ter o próprio Deus. À semelhança dos levitas, Deus nos dá o maior privilégio que qualquer um já conheceu, porque nos é garantido um grande privilégio. Na Nova Aliança, todos são sacerdotes de Deus; na Nova Aliança, todos possuem o Espírito de Deus; na Nova Aliança, todos podem se aproximar o quanto quiserem." Paul Washer


Há algum tempo venho querendo escrever sobre isso, pois é uma área da igreja que faço parte, vejo que tem se tornado tradição associar os músicos da igreja aos antigos Levitas, isso é um equívoco. 

Originalmente o termo Levita nem era dado ao músico do templo. Você pode até utilizar esse termo para se referir aos músicos, mas sem legitimidade alguma advinda das Escrituras. Quem se diz Levita não sabe bem o que está dizendo. Ser chamado de Levita para alguns é um título nobre, pois cá entre nós, no nosso meio há uma pequena busca por posições e títulos na igreja [...]

Afinal, ser levita é ser especial, ser diferente da simples massa mortal que vai ao Culto, ser levita é fazer parte daquele grupo seleto, pessoas que surgiram lá no Antigo Testamento, ficaram omissos por 2.000 anos e agora ressurgem assustadoramente no meio pentecostal e neopenteca. 

Não, nós não somos Levitas.

Foi o tempo em que o povo de Deus estava interessado em agradá-lo e viver SOMENTE AS ESCRITURAS... Estão mais interessados em status, afinal LEVITA, fica bonito na congregação. O que não fica bonito é o cara que se diz "levita" e nem arruma o próprio instrumento após usá-lo, quanto mais servir algum irmão ou cuidar da limpeza do templo como no AT.

Engraçado é que nunca vi nenhum grande músico cristão arrogando o título de “levita”. Não precisam! São sérios, comprometidos… não vivem atrás de títulos, nomes, posições… 

Você que se chama de Levita, vou levar um carneiro pra você queimar em holocausto na sinagoga que você congrega, certo VARÃO? 

Preste atenção você que se acha um Levita, ou que acredita que os músicos da igreja são levitas. O sacerdócio levítico não é para a igreja de Cristo, alguns irmãos re-judaizantes querem acreditar que os nossos músicos são levitas, coisa de 2.000 anos atrás. 

 Os levitas eram descendentes de Levi, eles não eram apenas músicos, eles eram zeladores do templo. Hoje para alguns, aqueles que têm um talento natural para música e tocam na casa do senhor, são chamados de levitas, mas não são de fato levitas.

Os Levitas são descendentes de Levi que era filho de Jacó, foram separados para o sacerdócio e para auxiliar no serviço do templo.

 Para ser Levita dever-se-ia ter nascido na tribo de Levi.Você músico, nasceu na tribo de Levi, VARÃO?

Eles os Levitas, eram responsáveis pela Limpeza do templo, dos utensílios, e conduziam os preparativos para o sacrifício, e os sacerdotes que realizavam os sacrifícios a Deus eram também descendentes de Levi. Caso precisassem levantar acampamento, os levitas cuidavam de carregar o tabernáculo pelo deserto.

Apenas mais tarde, já no reinado de Davi que é instituído o louvor como forma de adoração e culto a Deus, e então são separados os levitas para mais esse trabalho na casa do Senhor, a separação dos Levitas para louvor a Deus com música só foi lá na frente, já no reinado de Davi, ainda sim louvar nem era sua tarefa principal e inicialmente esse não era trabalho deles.

Os músicos de hoje em dia apenas tocam e cantam na casa do Senhor, comparado ao trabalho dos levitas o nosso é “fichinha”. Não somos Levitas, somos músicos. 


  1. Associar-nos aos levitas, é um equívoco. Somos os músicos da cada de Deus, nosso papel lá é a música e algo mais que nos caiba fazer, mas definitivamente não somos levitas. Sou músico na igreja e muito já vi se falando que é nosso dever trazer a presença de Deus ao povo, frequentemente colocam a nós músicos como um grupo escolhido para mover Deus até a igreja. Mas cristo rasgou o véu, hoje temos ousadia para entrar na presença de Deus, assim a bíblia ensina. E não vou nem falar das igrejas que só tem músicas em seus cultos e a pregação é uma vergonha.

Também tem uns Pastores sabidinhos que querem que os músicos exerçam todo tipo de trabalho na congregação, “porque assim os Levitas faziam” [...] Quem toca na igreja hoje tem suas tarefas, como cuidar dos instrumentos, ensaiar, etc. 

O que uma imaginação fértil e um conhecimento bíblico medíocre não são capazes de fazer...
Tem uma galera ai que mistura a genealogia das tribos de Israel com misticismo... Não que eu como músico não queira me associar com os Levitas, mas eu não sou um Levita.  O “cargo levita” não existe, portanto não insistam em nos chamar assim.

Que tenhamos o mesmo sentimento que houve em Jesus, considerando os nossos irmãos como superiores a nós mesmos, não buscando nossos próprios interesses.

É difícil entender isso?

Algumas pessoas querem ser reconhecidas como Levitas por serem adoradores [...]
Pra quê isso?
Para ser um adorador você não precisa ser chamado de Levita!
Você é um adorador, ponto. Não precisa ser chamado de “Levita” por isso...
Você é músico, ponto. O ministério levítico não existe para o cristão.

Por que nós insistiríamos com isso agora? Continuo não vendo por que dizermos que somos levitas.
Sou do ministério de louvor, mas já ajudei a limpar a igreja e fazer algumas coisas, por isso sou um Levita? Isso não me faz levita em canto nenhum.

Ou somos servos uns dos outros, ou não somos verdadeiros cristãos.

Se não somos cristãos, não adianta chamar de "levita", de "marciano", de "grego" ou "troiano" que não resolve nada diante de Deus.

O sacrifício e o escândalo da Cruz,  nivelou a todos da humanidade no mesmo nível de carência da Graça: sacerdote, levita, judeu, grego, bárbaro, escravo ou livre.

Abraço, em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário