sábado, 12 de fevereiro de 2022

Tradições orais dos católicos romanos são a verdade?

Dois argumentos contrários.

1 – Os patrísticos não são superiores aos apóstolos, é mais confiável ficar com o que os apóstolos deixaram, estes trazem o fundamento doutrinário confiável.

Efésios 2.20 Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;

Efésios 3.5 O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;

OBS: O dom de profecia era a capacidade de revelar a doutrina no período que o novo testamento estava sendo escrito, até que o cânon estivesse revelado.

Efésios 4.11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

Alguns receberam dons proféticos de revelação pois era necessário, um grupo fechado recebeu o de Apostolo, e, alguns, dons de liderança, para servir às igrejas na obra do ministério, mas o fundamento nunca foi outro, senão Jesus e em segundo lugar, os apóstolos (Temporariamente) e depois os profetas (Temporariamente).

Não somos baseados nos pais da igreja, mas neste fundamento que se encontra na bíblia.

2 – As cartas do novo testamento foram escritas no geral, para responder e sanar questões de hereges, falsos profetas e confusões. Paulo escreve aos gálatas assustado, como rapidamente eles abraçavam mentiras:

Gálatas 1.6 Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;

Estar perto dos Apóstolos, não é garantia de preservar boa teologia e tradição, proximidade temporal é argumento fraco.

Outro exemplo:

2 Co.1 É ESTA a terceira vez que vou ter convosco. Por boca de duas ou três testemunhas será confirmada toda a palavra.

2 Já anteriormente o disse, e segunda vez o digo como quando estava presente; mas agora, estando ausente, o escrevo aos que antes pecaram e a todos os mais, que, se outra vez for, não lhes perdoarei;

3 Visto que buscais uma prova de Cristo que fala em mim, o qual não é fraco para convosco, antes é poderoso entre vós.



- Os católicos acreditam que são a continuidade da igreja verdadeira, mas nada vemos senão o romanismo argumentando em favor próprio quando a própria escritura reprova suas práticas e lógica.

A escritura é a revelação segura que temos. O que Deus queria que tivéssemos acesso, é o que encontramos nas escrituras.

Acerca do Sola Scriptura (Resumo)

João 5.39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

Segundo João, Jesus falou aos escribas que o velho testamento testifica dele, a vida eterna se encontra ao ler o antigo testamento, quando se lê sabendo que o VT testifica de Jesus.

João 17:3 : E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Atos 13:48 : E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.

I João 2:25 : E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

I João 5:11 : E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.

I João 5:13 : Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.

I João 5:20 : E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

1Timoteo 4.13 Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.

Paulo insiste em mandar seu discípulo a ler e ensinar o VT e equipara seu ensino em igual autoridade. Autoridade esta eu a ICAR NÃO tem e adoraria te fazer crer que tem.

Estes documentos e cartas que estavam sendo escritos e possuíam autoridade diante da igreja.

Não somos salvos pela bíblia, apenas encontramos salvação através dela.

I João 1:2 : (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada);

Nossa salvação esta unicamente no que Cristo fez na Cruz.

Ef 2.8 Somos salvos pela graça.

Rm 3.24-26 Pela fé.

2 Co 5.21 Nele somos feitos justiça.

1 Co 15.17 O fundamento de nossa fé é que Cristo ressuscitou, e é vã a vossa fé, se isto não for real.

Como os cristãos veem o texto bíblico?

Nós dependemos da revelação da escritura, do texto inspirado, para entender a vontade de Deus, e não de alguma situação louca e mística.

Por muito tempo Deus falou várias vezes e de diversas maneiras a nossos antepassados por meio dos profetas.

E agora, nestes últimos dias, ele nos falou por meio do Filho, o qual ele designou como herdeiro de todas as coisas e por meio de quem criou o universo. O Filho irradia a glória de Deus, expressa de forma exata o que Deus é e, com sua palavra poderosa, sustenta todas as coisas. Depois de nos purificar de nossos pecados, sentou-se no lugar de honra à direita do Deus majestoso no céu, o que revela que o Filho é muito superior aos anjos, e o nome que ele herdou, superior ao nome deles. Hebreus 1:1-4

Cremos que Jesus é a revelação suprema, o ápice daquilo que Deus podia dar a humanidade. O registro de tudo isto é o livro. Mas nós não somos adoradores de um livro, mas do Deus que este livro fala. Não nos prostramos ao livro, nem ao pão da ceia. Quando nos ajoelhamos é a Deus em espírito, por meio da nossa fé.

Ricardo Bruno Santos Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário