sexta-feira, 2 de setembro de 2022

A Verdadeira Satisfação de Ser Um Filho de Deus, por R. M. M’Cheyne – Comentário de Ricardo Bruno Santos Silva.

 A alegria e a satisfação em ser um filho de Deus, é um tema glorioso para se meditar!

Jesus foi um homem de dores, desprezado e rejeitado, e ainda assim, quase em todo o tempo, tinha uma santa alegria constante.

Moisés abandonou os prazeres do Egito. Ele possuía todos os prazeres que alguém poderia desejar. Ele “escolheu antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado”. (Hebreus 11:24-25)
Deus não trará juízo naqueles que tem sua alegria nas trevas. Qual é o agravo? Você encontra prazeres à parte dEle, isto é tão infinita ofensa a Cristo, que eu espero que Deus não abra o chão aonde vocês dançam, quando vocês têm os seus divertimentos, e deixe que caiam no inferno.

Acerca da satisfação, em primeiro lugar, o júbilo de um crente é real por que ele é perdoado. Observem em Mateus 9:1-2, o primeiro júbilo razoável que um pecador já teve é quando os seus pecados são perdoados. Você não conhecerá alegria verdadeira até então. Você não conhecerá felicidade sólida até que a voz de Jesus diga: “Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados”. Em segundo lugar as alegrias de um crente são sólidas por que ele é santificado. O crente sente que não conseguirá ser feliz sem ser santificado. Embora haja uma fonte de iniquidade a qual nunca cessará, até que você chegue entre os bem-aventurados, não se preocupe: “A Minha graça te basta”. Isto é o suficiente para consolar qualquer alma. As alegrias de um crente são sólidas, por que Cristo virá até nós em meio a tempestades. Observem Mateus 14:24-27, Cristo se aproxima do barco açoitado pela tempestade, à quarta vigília da noite, e diz: “Tende bom ânimo, sou eu, não temais”. Ah, irmãos, aqui há paz novamente. Teremos perseguições. “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições”. Mas eu posso vos assegurar disto, que Cristo estará presente; Ele é o “socorro bem presente na hora da angústia”. Ah! Irmãos, eu sei que é assim, que se tribulações estão reservadas para a Igreja, o pequeno rebanho de Cristo será salvo. Ele virá à quarta vigília da noite, e dirá: “Tende bom ânimo, sou eu, não temais”. Se a tempestade nos faz ir parar na Rocha Eterna, isto não nos fará nenhum mal. Alegrias de um crente são sólidas, porque elas são eternas. “E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada” (Lucas 10:42). Todo o mais pode ser tirado de se você, seu dinheiro, amigos e etc., mas se uma vez você abraçou o Cordeiro de Deus, você tem esta boa parte, a qual nunca será tirada de você. Você é escolhido para “uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar” 1 Pedro 1:4.

Se é verdade que vocês foram perdoados, se é verdade que a Sua graça é suficiente para vocês, então, têm bons motivos para viver uma vida prazerosa, não permita que teu pecado e negligencia espiritual te deixem cego! Lembrem-se como é prescrito a vocês na Bíblia que façam tudo com alegria. “Deus ama ao que dá com alegria” 2 Coríntios 9:7. Deus não ama o serviço de escravos: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai” (Romanos 8:15). Deus ordena a você repetidamente que faça tudo o que vier à sua mão com todo o coração. Se você canta louvores, faça isto com todo o coração. Se você doa para a causa de Cristo, faça isto amavelmente; independente do que faça, o faça como quem tem o Espírito de Deus. Oh, é algo feliz labutar no serviço de Deus! Os apóstolos sofreram com júbilo. Lembre-se de suas

costas dilaceradas, ainda assim eles cantaram louvores a Deus na prisão à meia noite.

Irmãos, morramos alegremente também. É dito de Estevão, quando eles o apedrejaram, que “pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu” (Atos 7:60). Oh! feliz Estevão, é mais como uma criança caindo adormecida nos braços da mãe, pois é dito: “adormeceu”. E, oh! quanto teria brilhado a sua face logo depois. Ele poderia esquecer todo o ódio deles; ele poderia esquecer todas as suas duras palavras; ele poderia esquecer o seu sofrimento. Se nós estamos seguros de sentar no trono com Cristo, porque seríamos como escravos encarcerados aqui? Porque nós não deveríamos preferir partir e estar com Cristo, que é muito melhor?

Por último, aprendam a absoluta tolice e insensatez daqueles de vocês que estão sem Cristo. Eu sei que estes dentre vocês que estão fora de Cristo, pensam que nós é quem estamos fora da razão; mas se há algo tão verdadeiro no mundo, eu suplico que considerem se são vocês ou nós que estamos loucos. Eu creio que vocês têm paz, alegria, prazer e

conforto; mas não é verdade que vocês são pecadores não perdoados a caminho do inferno? Sua paz em breve terá fim; mas a nossa é uma notável alegria, e ainda que vocês a desprezem. Nós somos felizes, porque quanto mais brava a tempestade, mais próximo está Cristo. Nós somos felizes por que nós temos uma felicidade a qual Deus tem. É Deus quem nos fez felizes. Se isto é loucura, eu gostaria que todos vocês fossem loucos assim. Eu gostaria que toda a raça humana fosse louca assim, então, o mundo poderia ser feliz. Muitos de vocês, que estão sentados aqui esta noite, sabem que nunca foram trazidos a Cristo, nunca foram lavados em Seu sangue. Ainda assim, como conseguem viver felizes? Olhem ao seu redor, quantos estão mortos, sem Cristo? Irmãos, se vocês vivem como eles, vocês também morrerão como eles sem Cristo, e vocês nunca entrarão onde Ele se encontra. Se arrependam! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário