terça-feira, 15 de maio de 2012

A paz do Senhor?

A paz do Senhor Jesus (o cumprimento, a saudação) tornou-se banal, rotineira, algo como um bom dia. Você realmente desfruta da paz de Jesus? Você sabe o que significa ter a verdadeira paz em Jesus? Se não, eu te desejo a paz e a graça do Senhor.

Como vocês sabem é costumeiro os cristãos serem convidados a defender as razões da sua fé.
É sempre bom ter respostas razoáveis às perguntas efetuadas sobre Deus, Jesus, o Espirito Santo, e o pensamento cristão. A apologia, tipicamente, é uma resposta a uma pergunta ou desafio.

Atualmente não temos tantos cristãos tão bem capacitados como os da igreja de Éfeso (Ap 2: 1-3) que eram apologistas por excelência, então este blog sempre que possível irá servir para ajudar neste sentido. 

Tomando como texto áureo:

“Antes santificai a Cristo em vossos corações, e estejais sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. (I Pedro 3:15)

Muito bem, recentemente fui questionado sobre a seguinte questão:

"Porque vocês que são evangélicos, crentes protestantes, cristãos, só desejam a paz do senhor a quem é evangélico também? Porque não desejam também aos católicos? Só vocês que merecem a paz?
Iremos então, procurar fornecer uma resposta razoável para os amigos sobre este assunto.

Há  de fato certa dose de veracidade nas palavras daqueles que nos questionaram, porém não havia realismo em suas alegações, iremos então tomar como ponto de partida para nossa reflexão e estudo o questionamento acima.

1º Ponto. Alegaram que, por nos julgarmos melhores que os demais, apenas cumprimentamos com o cumprimento religioso de "A paz do Senhor" os que professam a mesma fé, e por isto estariamos julgando o próximo.

    Amados irmãos a irônia deste argumento é sua fraude intelectual, afinal nos acusam de julgar os outros, mas fazem o mesmo nos julgando, nos pré-julgando.

Será que somos pré conceituosos como ensistem em nos acusar? Será que fazemos discriminação? Somos metidos e nojentos como nos acusam? ad hominem

  Cada grupo tem sua linguagem específica, coisas que são entendidas claramente entre eles, mas que pessoas de fora podem não compreender.
    Aliás, não são todos os evangélicos que tem o costume de se cumprimentar assim, tendo como exemplo a maioria dos batistas que não saúdam ninguem desta forma, simplismente porquê não é de tradição entre eles, a saudação ainda é um cumprimento tradicional dos assembléianos (membros da Igreja evangélica Assembléia de Deus)

  Cumprimentarmo-nos dessa forma é uma questão de tradição, é um cumprimento religioso que por tradição usamos. O costume de cumprimentar com a Paz do Senhor veio das Assembléias de Deus como forma de se identificarem como assembléianos, nada mais. Posteriormente isso foi copiado e banalizando e outros crentes de outras denominações passaram a dizer até sem saber por que. 
   A saudação é congregacional e não uma regra geral para os protestantes. Acho que ficou isso já ficou claro.

2º Ponto. O questionamento a mim feito sobre nossa forma de cumprimentar-se tinha mais o objetivo de gerar discórdia do que realmente informar-se sobre isto, foi dito que nos cumprimentamos assim por sermos pré conceituosos com os outros, e que só nos cumprimentamos assim entre nós porque somos hipócritas.

Agora imagine ai uma coisa, é de costume nos cumprimentarmos assim entre nós, se saíssemos por ai cumprimentando a todos que vissemos com a "Paz do Senhor", no mínimo os mesmos que nos acusam de hipocritas iriam dizer que somos fanáticos religiosos por sairmos por ai cumprimentando a todos desta maneira.

Outra coisa é que nem todos gostariam de ser cumprimentados assim, muitas pessoas não estão nem aí para isso de "Paz do Senhor", e até se sentiriam incomodadas, outros de religião diferente poderiam sentir-se ofendidos. Quando a pessoa com quem falamos pertence ao mesmo grupo que o nosso, nos sentimos mais confiantes para dizer coisas que nos são comuns, pois já sabemos que nossa palavra será bem recebida. Mas se falamos com outros, ocultamos em parte nossa linguagem e hábitos específicos e adotamos uma postura mais universal.  Isso é uma questão de respeito ao próximo.

E você que não é um protestante porque um: Oi, tudo bem, Não é o suficiente? Quer um beijinho no rosto também? Quem sabe um abraço?


Digamos que um irmão esteja na igreja de bermuda, e eu não o cumprimnte por achar que na igreja não se deve estar de bermuda. Sim eu estaria errado, não é uma calça ou um cumprimento que me faz melhor que outros. Sempre haverão os que condenarão o que está com a bermuda, e sempre também haverá os que não fazem isso. Sigamos então o exemplo de Jesus em nosso caminhar, sendo mansos e humildes. O cumprimento é só uma formalidade, o que realmente importa é a regeneração, a ação de Espírito Santo na vida do crente.


Não cumprimentamos outros dessa forma porque não é de nosso costume, isso não quer dizer que não desejamos as bençãos e a paz do Senhor aos outros, não significa que não temos amor para com os de fé diferente. Eu desejo a paz do Senhor Jesus para você,  o mundo precisa de paz, mas desejo mais ainda que o tenha como único Senhor de sua vida, de outra maneira o que a bíblia ensina é que só lhe resta a condenação.


Eu prefiro ao ver meus amigos dar um "vem cá meu nego" (ou seja um abraço bem apertado); sempre também os cumprimento com a paz do Senhor, isto sem dúvida é questão de tradição mas vamos abordar outro ponto.

3º Ponto. Para mim  um abraço demonstra calor, sentimento, amor; logo demonstra muito mais do que palavras, que na verdade se tornam totalmente sem sentido em diversos casos.

Digamos que dou a paz a alguém só se ela está de acordo com a "vida cristã", mas se ela está de calça, brinco, se há rumores de que ela trai o marido, faz meses que não comparece na Santa Ceia.... não vou dar a "minha paz", na verdade vou julgar (condenar, afinal não leio a bíblia e não sei o que Jesus falou sobre isso) Algum irmão ja deixou de te dar a paz por você menina estar de calça, e por você menino estar de bermuda? Qual a sensação de ter a paz negada só por estar de calça/bermuda? 

Sim isso aconteçe, é uma realidade medíocre mas também muito pequena e resumida, que muitos insistem em generalizar.

Irmãos "A paz do Senhor" vira uma "arma" na mão de crentes presunçosos e/ou arrogantes  você pode usar como ironia, como afronta, como formalidade ou com amor... O pior é ouvir coisas do tipo "quem não dá a paz, é por que não tem paz para dar", chega a ser ridículo, mas quem nunca ouviu isso de alguém? 

Já ouvi pessoas cumprimentando com 'a paz' em vários tons, principalmente quando o outro está sumido, sempre tem um pra dar A PAZ DO SENHOR num tom de TA SUMIDOO HEIN IRMÃO, DESVIOU? 

Que não venhamos a cair na tentação de nos acharmos superiores aos outros, porque então estariamos fazendo o julgamento errado por nos acharmos mais santos.

E se o problema for só desejar a paz do Senhor aos outros, está resolvido, porque eu a desejo pra você.

Deixe seu comentário e que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário