quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

RESUMO CRÍTICO EBOOK: O que é Teologia Reformada?

AUTOR: James Montgomery Boice. (1938-2000) 

Foi pastor da Tenth Presbyterian Church of Philadelphia por mais de 30 anos, e fundador da Aliança de Evangélicos Confessionais e da Conferência Filadélfia de Teologia Reformada.

Os principais pontos deste e-book são:

(1). A suficiência das Escrituras significa que elas não precisam de ser complementadas por uma revelação especial nova ou em curso. A Bíblia é o guia completamente suficiente para a nossa maneira de pensar e sobre como devemos viver como Cristãos. Essa convicção deu aos crentes Reformados a coragem de portarem-se contra a tirania e fez com que a teologia Reformada se tornasse uma força revolucionária na sociedade.

(2). Para a maioria do povo Reformado o principal e mais distintivo artigo do credo é a soberania de Deus. Soberania significa governo, e a soberania de Deus significa que Deus governa Sua criação com poder e autoridade absolutos. Ele determina o que acontecerá, e isto acontece. Deus não está alarmado, frustrado ou derrotado pelas circunstâncias, pelo pecado, ou pela rebelião de Suas criaturas.

(3). A teologia Reformada enfatiza as Doutrinas da Graça, mais conhecidas pelo acrônimo TULIP, são elas: Depravação Total, Eleição Incondicional, Expiação Limitada, Graça Irresistível, Perseverança de Deus com os santos.

(4). Primeiro, somos chamados a conviver no mundo e não para nos retiramos dele. Isso leva os crentes Reformados para longe do monasticismo. Em segundo lugar, que devemos alimentar os famintos, vestir os nus e visitar o prisioneiro. Contudo, as principais necessidades das pessoas ainda são as espirituais, e o trabalho social não é um substituto adequado para o Evangelismo. Na verdade, os esforços para ajudar as pessoas só serão verdadeiramente eficazes à medida que seus corações e mentes forem mudados pelo Evangelho.

Minha crítica pessoal sobre a obra é a constatação que é pelo fato de Deus fazer a obra que podemos ser ousados para fazer o que Ele nos manda fazer. Fazemo-lo com alegria, sabendo que nossos esforços não serão em vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário