segunda-feira, 30 de agosto de 2021

História da Igreja -- INTRODUÇÃO

A história da igreja , ou a história da fé cristã , começou por volta de 30 dC na Palestina com um pequeno número de judeus e prosélitos judeus, cerca de 120 segundo Atos 1:15, após a ressurreição de Jesus Cristo . No terceiro século dC, o cristianismo havia se tornado a religião dominante do mundo do norte do Mediterrâneo. Ele também ganhou extensões importantes para o leste e sul do Mediterrâneo.

Era Apostólica (30–100 dC)

O período apostólico se estende desde o Dia de Pentecostes até a morte do apóstolo João e abrange cerca de setenta anos, de 30 a 100 dC O campo de ação é a Palestina e gradualmente se estende sobre a Síria, Ásia Menor, Grécia e Itália. . Os centros mais proeminentes são Jerusalém, Antioquia e Roma, que representam respectivamente as igrejas mãe do cristianismo judaico, gentio e católico unificado. Ao lado deles estão Éfeso e Corinto. Éfeso adquiriu uma importância especial pela residência e trabalhos de João, que se fizeram sentir durante o segundo século através de Policarpo e Irineu. Samaria, Damasco, Jope, Cesaréia, Tiro, Chipre, as províncias da Ásia Menor, Trôade, Filipos, Tessalônica, Beraea, Atenas, Creta, Patmos, Malta, Puteoli, vêm também à vista como pontos onde a fé cristã foi plantada. Através do eunuco convertido por Filipe, chegou a Candace, a rainha dos etíopes. Já em 58 DC, Paulo poderia dizer: "De Jerusalém até a Ilíria, preguei o evangelho de Cristo". Depois, ele foi levado para Roma, onde já fora conhecido antes e, possivelmente, até a Espanha, a fronteira ocidental do império.

Dos Apóstolos ao Concílio de Nicéia (100–325)

"O segundo período, desde a morte do apóstolo João até o fim das perseguições, ou a ascensão de Constantino, o primeiro imperador cristão, é a era clássica da ecclesia pressa , da perseguição pagã e do martírio e heroísmo cristão. do alegre sacrifício de posses e da própria vida pela herança do Céu. Ele fornece um comentário contínuo sobre as palavras do Salvador: "Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos; Eu vim não para enviar paz na terra, mas uma espada ... "

A igreja desse período parece pobre em posses e honras terrenas, mas rica em graça celestial, em fé, amor e esperança conquistadores do mundo; impopular, até banida, odiada e perseguida, mas muito mais vigorosa e expansiva do que as filosofias da Grécia ou do império de Roma; composto principalmente de pessoas das classes sociais mais baixas, mas atraindo as mais nobres e profundas mentes da época, e trazendo em seu seio a esperança do mundo; "como desconhecido, ainda bem conhecido, como morrendo, e eis que vive"; conquistando por aparente derrota, e crescendo no sangue de seus mártires; grande em obras, maior em sofrimentos, maior em morte pela honra de Cristo e o benefício das gerações vindouras.

Primeiros Mártires

  • Estevão
  • Tiago, filho de Zebedeu (? - ca. 44)
  • Tiago, irmão de Jesus (? - 62)
  • O apóstolo Paulo (? - 65)
  • O apóstolo Pedro (? - 65)

Os Pais Apóstolicos

  • Clemente de Roma (? - ca. 98)
  • Inácio de Antioquia (? - ca. 98/110)
  • Policarpo (ca. 70 - ca.155 / 167)

 

Os apologistas

No século II, conversos convencionalmente educados começaram a produzir dois tipos de escritos que nos ajudam a entender as formas em desenvolvimento do cristianismo - obras dirigidas a uma ampla audiência de não-cristãos instruídos e obras dirigidas àqueles que se consideravam dentro da Igreja. A escrita para os não-cristãos é geralmente chamada de apologética no mesmo sentido que o discurso dado por Sócrates em sua defesa antes da assembléia ateniense é chamado de Apologia - a palavra em grego significa "discurso para a defesa" em vez da moderna denotação mais limitada de "declaração que expressa arrependimento". Osapologistas, como esses autores são conhecidos às vezes, fez uma apresentação para as classes educadas das crenças dos cristãos, muitas vezes associada a um ataque às crenças e práticas dos pagãos. Outros escritos tinham o propósito de instruir e admoestar outros cristãos.

  • Justino Mártir (ca. 114 - ca. 165)
  • Tertuliano (ca. 155-230)
  • Tatiano (110-180)
  •  

Outros escritores ante-nicenos

  • Irineu (ca. 130–202)
  • Marcion (ca. 110–160)
  • Clemente de Alexandria (? - ca. 211/216)
  • Orígenes (ca. 182 - ca. 251)
  • Cipriano (ca. 200-258)

Do Conselho de Nicéia à Queda do Império Romano (325-590)

Mudanças momentâneas ocorreram tanto na igreja quanto na estrutura política do Ocidente durante o quarto, quinto e sexto séculos. O Império Romano do Ocidente desapareceu sob os repetidos assaltos das tribos bárbaras alemãs em sua fronteira ao norte. O cristianismo, uma fé minoritária perseguida na conversão de Constantino em 312 dC, tornou-se a religião do Império no final do século. O bispo de Roma, cuja liderança na igreja havia sido primazia de honra, agora reivindicava autoridade suprema e universal em terras cristãs, e começou a fazer valer essa afirmação no Ocidente, pelo menos sobre a igreja. Na época do papa Gregório I (590-604), o colapso do Império do Ocidente deixou o bispo romano como o verdadeiro governante de grande parte da Itália central.

Figuras importantes :

  • Ambrose de Milão
  • Arius e Arianismo
  • Atanásio
  • Padres da Capadócia
  • Agostinho de Hipona
  • Basílio, o Grande
  • Constantino
  • Cirilo de Alexandria
  • João Crisóstomo
  • Eusébio de Cesaréia
  • Epifânio de Salamina
  • Jerome
  • Nestório e Nestorianismo
  • Leão, o Grande
  • Pelágio

Eventos / documentos importantes :

  • Credo dos Apóstolos
  • Credo Atanasiano
  • Primeiro Concílio de Nicéia (325) e Credo de Nicéia
  • Primeiro Conselho de Constantinopla (381)
  • Concílio de Calcedônia (451)
  • Concílio de Orange (529)
  • Segundo Concílio de Constantinopla (553)

A Igreja Medieval e o Escolasticismo (590-1517)

A Idade Média pode ser dividida em três períodos:

  • O período missionário de Gregório I. a Hildebrand ou Gregório VII., De 590 a 1073. A conversão dos bárbaros do norte. O alvorecer de uma nova civilização. A origem e o progresso do Islã . A separação do Ocidente do Oriente. Alguns subdividem este período por Carlos Magno (800), o fundador do Império Romano-Germânico.
  • O período fértil da teocracia papal de Gregório VII. para Boniface VIII., ad 1073-1294. Auge do papado, monaquismo e escolasticismo. As Cruzadas. O conflito entre o papa e o imperador. Se voltarmos à ascensão de Hildebrand, este período começa em 1049.
  • O declínio do catolicismo medieval e a preparação para o cristianismo moderno, de Bonifácio VIII. à Reforma, ad 1294-1517. O exílio papal e cisma; os conselhos reformadores; a decadência do escolasticismo; o crescimento do misticismo; o renascimento das letras e a arte da impressão; a descoberta da América; precursores do protestantismo; o alvorecer da Reforma.

Figuras importantes :

  • Anselmo
  • Boécio
  • Francisco de Assis
  • Gregório, o Grande
  • Tomás de Aquino
  • John Wycliffe
  • John Huss

Eventos / documentos / movimentos importantes :

  • Cruzadas
  • Grande cisma
    • Cláusula Filioque
  • Escolástica

A Reforma (1517–1648)

A Reforma do século XVI é, ao lado da introdução do cristianismo, o maior evento da história. Ele marca o fim da Idade Média e o começo dos tempos modernos. A partir da religião, ela deu, direta ou indiretamente, um poderoso impulso a todo movimento para a frente, e fez do protestantismo a principal força propulsora da história da civilização moderna.

Veja a página principal: Reforma Protestante

Figuras importantes :

  • Martinho Lutero
  • Huldreich Zwingli
  • João Calvino
  • Theodore Beza
  • Thomas Cranmer
  • John Owen
  • William Tyndale (e a Bíblia em inglês)
  • John Knox
  • John Huss (Huss foi martirizado em 1415, mas permanece importante para a Reforma Protestante)

Eventos / documentos importantes :

  • 95 teses
  • Anabatistas / Reforma Radical
  • jesuítas
  • Catecismo de Heidelberg
  • Trinta e nove artigos
  • Confissão de Westminster

A resposta católica romana :

  • Reforma católica
  • Inácio de Loyola
  • Teresa de Ávila
  • João da Cruz
  • Blaise Pascal
  • Concílio de Trento (1545-1563)

A Igreja do Iluminismo (1648–1789)

O Iluminismo, também conhecido como a Idade da Razão, foi uma época em que o homem começou a usar sua razão para descobrir o mundo, rejeitando a superstição e o medo do mundo medieval. O esforço para descobrir as leis naturais que governavam o universo levou a avanços científicos, políticos e sociais. Os pensadores do Iluminismo examinaram a base racional de todas as crenças e no processo rejeitaram a autoridade da igreja e do estado. Immanuel Kant expressou bem o lema do Iluminismo.

Figuras importantes :

  • Jonathan Edwards
  • George Whitefield
  • Howell Harris
  • John Wesley
  • Charles Wesley
  • George Fox
  • Augustus Toplady

Eventos / documentos / movimentos importantes :

  • O Grande Despertar (1730's)
  • Metodismo
  • Quakers
  • Unitarismo

A igreja moderna (1798-1970)

Figuras importantes :

  • CH Spurgeon
  • DL Moody
  • Friedrich Schleiermacher
  • Soren Kierkegaard
  • Karl Barth
  • Dietrich Bonhoeffer
  • Rudolf Bultmann
  • Paul Tillich
  • Benjamin Warfield
  • Wolfhart Pannenberg
  • Karl Rahner
  • Charles Hodge
  • Jürgen Moltmann
  • Emil Brunner
  • Hans Küng

Eventos / documentos / movimentos importantes :

  • Segundo Grande Despertar (1820's)
  • Liberalismo
  • Neo-Ortodoxia
  • Teologia do processo
  • Feminismo
  • Existencialismo
  • Teologia da Libertação
  • Primeiro Concílio do Vaticano (1869–1870)
  • Concílio Vaticano II (1962-1965)
  • Carismático ou pentecostalismo
  • Os fundamentos

 

Movimentos chamados de avivamentos

  • O Reavivamento da Oração (1857)
  • O reavivamento galês (1904)
  • O Despertar Missionário (1880)
  • O revival da rua de Azusa (1906)
  • O renascimento da África Oriental (1929)

A Igreja pós-moderna 

 

Referências

  • Philip Schaff, História da Igreja Cristã . 8 volumes, Hendrickson Publishers, 1985.

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