sexta-feira, 23 de julho de 2021

A Doutrina dos Anjos.

 RESUMO CRÍTICO

EBOOK: A Doutrina dos Anjos. de Rafael Maragno

Os 4 pontos deste e-book são: 1. A Doutrina dos Anjos na História. 2. A Existência dos Anjos. 3. Número e organização dos Anjos. 4. O serviço dos Anjos.

1.     A Doutrina dos Anjos na História.

A convicção geral era que os anjos forma criados bons, com corpos gloriosos, mas alguns abusaram da sua liberdade e caíram deste estado. O cristianismo considera impróprio prestar culto a anjos. Calamidades de várias espécies, como doenças, acidentes e perdas, muitas vezes eram atribuídas à influência danosa de espíritos maus. O racionalismo do século 18 negava a existência dos anjos e explicava o que a Bíblia ensina a respeito deles como uma espécie de parábola. Alguns teólogos liberais também distorcem a realidade bíblica.

2.     A Existência dos Anjos.

Homens como Leibnitz e Wolff, Kant e Schleiermacher, tenham admitido a possibilidade da existência do mundo angélico, e alguns deles tenham até mesmo tentando provar isso com uma argumentação racional, é evidente que a filosofia não pode provar nem a existência nem a inexistência dos anjos. Não vivemos pela fé no filosofo, mas no evangelho. Ainda encontramos no tópico 2, que os Anjos são seres criados, incorpóreos, racionais, morais, mortais e hoje existem os bons e os maus.

3.     Número e organização dos Anjos.

A Bíblia não contém nenhuma informação definida sobre o número dos anjos, mas mostra com muita clareza que constituem um poderoso exército. Conquanto os anjos não constituam um organismo, evidentemente estão organizados, aparentemente como querubins, serafins, principados, potestades, tronos, domínios e arcanjos.

4. O serviço dos Anjos.

Servem em seus louvores a Deus, Jó 38.7; Is 6.3; Sl 103.20; 148.2; Ap. 5.11. Conquanto não possamos fazer ideia de como os anjos falam e cantam na dimensão celeste. Eles são enviados para dar assistência aos herdeiros da salvação, Hb 1.14. Exercem protetora vigilância sobre os crentes, Sl 34.7; 91.11, protegem os pequeninos, Mt 18.10, estão presentes na igreja, 1 Co 11.10; 1 Tm 5.21, encaminham os crentes ao seio de Abraão, Lc 16.22. A declaração de Mt 18.10 é geral demais, para provar anos da guarda, embora pareça indicar que há um grupo de anjos encarregado de cuidar das criancinhas. At 12.15 tampouco o prova, pois esta passagem mostra apenas que, naquele período, havia alguns, mesmo entre os discípulos, que acreditavam em anjos guardiões pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário