terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Pneumatologia "A Obra do Espírito Santo"

Livro de A.W. Pink

Lembro-me deste assunto ser abordado em um texto do Spurgeon que li. Tema importantíssimo de ser trabalhado, principalmente devido a pandemia de distorções atuais.

No ebook lido, percebo que o coração do texto está em na ideia do homem natural não ser capaz de cooperar com o Espírito uma vez que ele está “morto em delitos e pecados”, e, por dizer que as operações do Espírito no coração e na consciência de um homem não podem ser resistidas, pois isto negaria Sua onipotência e alteraria a doutrina da salvação.

Percebemos também que o E.S. age através das escrituras sagradas e é ingenuamente chamado de “um simples ato de fé” a alegação mentirosa de que, em outras palavras, o homem seja o iniciante da sua própria salvação.

Erram muito os que pensam que depois que o Espírito fez o Seu trabalho na consciência, segue que é o homem quem deve dizer se ele quer ser regenerado ou não, se ele irá crer ou não. O Espírito de Deus não espera que o pecador exerça a sua vontade para crer; Ele opera nos “eleitos” “tanto o querer como o efetuar”. (Filipenses 2:13) Portanto, Jeová declara: “Eu fui achado pelos que não me buscavam” (Isaías 65:1, citado por Paulo em Romanos 10:20). Pois “crer” em Cristo de forma salvífica é um ato sobrenatural, o efeito da graça sobrenatural.

Tudo é pelo E.S. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário