domingo, 24 de novembro de 2019

A inspiração divina é uma das pressuposições primárias do Cristianismo.

70 vezes pode ser encontrado no novo testamento a expressão: "está escrito", significando que a vontade de Deus escrita, é plena e inalterável, possuindo autoridade superior as nossas emoções, experiências subjetivas, e visões de mundo diversas. Logo, a finalidade de todo estudo bíblico é a busca pela verdade de Deus revelada. Alguém pode argumentar que o estudo da escritura deve sempre ter uma finalidade devocional para edificação, mas se não atentarmos para a verdade, estaremos nos edificando sobre a mentira. A verdadeira devoção nasce da verdade encontrada na doutrina. Irracionalidade e ignorância não são virtudes cristãs. Uma aversão ao estudo e a doutrina nos leva a passarmos décadas alicerçados no erro.

Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo Filipenses 1:9,10

O que se entende por “inspiração” das Escrituras?
Resposta: “Inspiração” é a obra de Deus sobre os corações, mentes e mãos dos homens para nos dar a própria Palavra de Deus em forma escrita. 2 Timóteo 3:16: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça”. 2 Pedro 1:20-21: “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”. Veja também: Isaías 8:20; 1 Coríntios 2:9-14; Hebreus 1:1-3.

O termo inspiração deriva do Latim inspiro, “respirar para dentro”, referindo-se aos autores humanos. A questão real, no entanto, é que as próprias Escrituras são “inspiradas por Deus”, ou seja, soprada por Deus (theopneustos) — 2 Timóteo 3:16. A grande verdade da revelação Divina é que Deus falou aos homens (Hebreus 1:1-3). Ele não só falou aos homens, mas falou em termos compreensíveis. A grande verdade da inspiração é que esta revelação é preservada e protegida como a própria Palavra de Deus escrita. A inspiração é a influência sobrenatural exercida sobre os escritores sagrados pelo Espírito de Deus, em virtude da qual os seus escritos são a própria Palavra de Deus. Assim, a inspiração Divina se estende aos próprios escritos.

A inspiração Divina da Escritura é uma das pressuposições primárias do Cristianismo. Ela é a religião Divinamente revelada e, portanto, permanece única entre as religiões do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário