quarta-feira, 2 de outubro de 2013

"Deus não faz acepção de pessoas" (heim?)


Grande parte os evangélicos citam esse trecho da escritura para defender seus pensamentos...
DETALHE: Citam o texto de forma isolada, sem preocupar-se com o contexto, isso tem trazido um mal enorme para a igreja, pois os adeptos a esse tipo de interpretação desleixada geram outros que reproduzem esse pensamento. Pegam vários textos isolados e montam sua interpretação.

 "E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; [...] Atos 10: 34

Para entender essa passagem, deve-se ler o capitulo 10 e 11 inteiros.
Querer interpretar um texto isolado sem ler o contexto, é como pegar o livro "Romeu e Julieta" pela primeira vez,  ler a ultima página e dizer que sabe toda a história, assim como ela é... Ora no máximo quem faz isso, pode apenas especular e imaginar mil histórias...

Muitos distorcem esse ensino afirmando que Jesus morreu por todos, então podemos viver como quisermos e que Deus nos aceita. Este ensino é mentiroso e maléfico a igreja!

A questão é como uma bola de neve: quanto mais se parte de um pressuposto falacioso, e se tenta justificá-lo, mais a mentira ganha corpo, e acaba por se distanciar sobremaneira da verdade. Por fim, não mais como uma pequena bola mas uma avalanche, se volta contra o tolo, a soterrá-lo em meio a uma profusão de equívocos. Resta-nos uma pergunta: então, qual é a verdade?

Os versos que muitos se utilizam para argumentar que Deus ama a todos indistintamente, e por isso não faz acepção de pessoas são: "Porque, para Deus, não há acepção de pessoas" [Rm 2.11]; e, ainda: "Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas" [At 10.34]. Ora, isoladamente, os versos parecem corroborar o pensamento vigente entre os religiosos atuais, ao ponto em que não seria difícil chegar-se à conclusão universalista, a qual assevera que todos serão salvos, até mesmo o diabo e seus anjos, e o inferno é uma simples metáfora das contradições existentes na criação [1]. Esse seria o grand-finale de todo um pensamento confuso, ilusório e não-bíblico, se fosse verdade. Mas, felizmente, não é.

Vou me resumir a Atos 10:34, neste texto em específico, a ideia é que Pedro descobre que Deus salva tanto Judeus quanto Gentios, ambos estão debaixo do pecado e devem arrepender-se. (Atos 11:18)

O trecho mostra que Deus dá arrependimento e salvação a pessoas de todas as nações, sem fazer acepção de povo, ambos estão debaixo do pecado. Deus mostra isso a Pedro.

Alguns ainda usam esse texto para negar a predestinação nos moldes Calvinistas mas claramente este texto não trata de predestinação nem tem ligação direta com esta ideia. Me parece até que a confirma, quando olhamos pela verdadeira interpretação, pois note que é a atuação divina que em todo o tempo age para salvar os que ele queria, enviando visões e anjos e pregadores, Ele, Deus, arquiteta todo o plano, para ao mesmo tempo, ensinar a Pedro e para salvar o centurião e os seus.

Na multidão de gentios ignorantes, pecadores e desobedientes, Deus, por sua única vontade, exclusivamente pelo seu querer, fez com que a salvação chegasse ali.

Pois é, vivemos dias onde a Palavra de Deus definitivamente tem sido relativizada. Em nome de uma espiritualidade liberal...

Ricardo Bruno - Protestando de Novo


Nenhum comentário:

Postar um comentário